sábado, 10 de agosto de 2013

Questão de prova - Vunesp - 2012 - Agente de Trânsito - Prefeitura de Sertãozinho - SP

10. Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.

(A) Existe algumas pessoas que nunca se arrependem do que fazem.

(B) Da minha juventude, permanece, em minha memória, muitos momentos felizes.

(C) Fazem anos que tudo aconteceu, mas me lembro de cada detalhe como se fosse hoje.

(D) Vistas com certa distância, as confusões que aprontei já não parece tão graves.

(E) Será que você e eu estaríamos felizes hoje, caso tivéssemos feito escolhas diferentes?

Opção correta: E

(A) Existe algumas pessoas que nunca se arrependem do que fazem.
      Sujeito do verbo existir: algumas pessoas.
      Existem algumas pessoas que nunca se arrependem do que fazem.

(B) Da minha juventude, permanece, em minha memória, muitos
      momentos felizes.
      Sujeito do verbo permanecer: muitos momentos felizes.
      Da minha juventude, permanecem, em minha memória,
      muitos momentos felizes.

(C) Fazem anos que tudo aconteceu, mas me lembro de cada detalhe como
      se fosse hoje.
      Sujeito do verbo fazer: sempre que o verbo fazer indica
      tempo transcorrido não há sujeito na oração, pois o verbo é
      classificado como impessoal e, portanto, permanece na 3ª pessoa
      do singular.
      Faz anos que tudo aconteceu, mas me lembro de cada detalhe como se
      fosse hoje.

(D) Vistas com certa distância, as confusões que aprontei já não parece tão
      graves.
      Sujeito do verbo parecer: as confusões.
      Vistas com certa distância, as confusões que aprontei já não parecem
      tão graves.

(E) Será que você e eu estaríamos felizes hoje, caso tivéssemos feito
      escolhas diferentes?
      Sujeito do verbo ser: que você e eu estaríamos felizes hoje. Todo
      verbo que tem como sujeito uma oração permanece na 3ª pessoa
      do singular.
      Sujeito do verbo estar e ter: você e eu = nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário