sexta-feira, 21 de junho de 2013

1,2 bilhões ou 1,2 bilhão?

     Banco Mundial afirma que 1,2 bilhões de pessoas não têm acesso à 
     eletricidade.

Palavras como milhão, bilhão, trilhão, litro, metro, quilômetro, quilo, etc. devem concordar com o número que antecede a vírgula.

     Banco Mundial afirma que 1,2 bilhão de pessoas não têm acesso à 
     eletricidade.

     Por fim, chega-se ao modelo Adventure, equipado com motor 1,8 litro.

     Outra réplica de destaque é o Paraphysornis brasiliensis, uma ave de 
     1,6 metro de altura.

     A última gestão construiu apenas 21,6 quilômetros de linhas do metrô, 
     que representa uma média de 1,4 quilômetro por ano.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Questão de prova - Esaf - 2012 - Analista de Comércio Exterior - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

17- Os trechos a seguir compõem um texto adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo de 29/3/2012.

Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente incorreta.

a) Estão na lista, entre outros, projetos relativos a novas regras para licitações, a normas de licenciamento ambiental, à redução da jornada de trabalho, ao fim da contribuição adicional de 10% em caso de demissão injustificada, à regulamentação dos contratos de terceirização e à condição das agências reguladoras.

b) Para os países da Europa em situação mais complicada, a superação dos problemas dependerá de ganhos consideráveis de produtividade e de reformas, em alguns casos dolorosas, para desemperrar a
economia. O desarranjo financeiro e fiscal foi apenas uma das consequências de um desajuste mais amplo.

c) Para a Confederação Nacional da Indústria − CNI há alguns temas de maior importância para consideração dos parlamentares. Essa pauta mínima inclui dezesseis projetos em tramitação no Congresso, selecionados por seu elevado potencial de impacto positivo ou negativo na atividade empresarial.

d) Não se deve contemplar o Brasil como uma ilha de tranquilidade, de estabilidade, de equilíbrio, no meio da infindável crise internacional. A experiência europeia mostra os elevados custos de se adiarem constantemente o enfrentamento dos problemas de competitividade.

e) Alguns projetos tratam de questões tributárias. O documento da CNI aponta alguns que, se aprovados, resultarão em maior tributação da atividade produtiva, agravando uma das mais importantes desvantagens competitivas da indústria brasileira, e outros que trarão benefícios. Nenhum deles, no entanto, tem a amplitude necessária a uma reforma efetiva do sistema de impostos e contribuições.

Opção correta: D

Quando a frase tiver verbo transitivo direto + pronome se (se adiarem), o termo que seria classificado como objeto direto (o enfrentamento dos problemas de competitividade) não pode sê-lo, pois foi transformado em sujeito passivo na passagem da voz ativa para a passiva.

Na passagem da voz ativa para a passiva analítica, o sujeito ativo torna-se agente da passiva e o objeto direto torna-se sujeito passivo. Acrescenta-se ao VTD um verbo auxiliar (ser ou estar). É importante notar que a informação permanece a mesma: o Ministério Público continua praticando ação, e os empresários gaúchos continuam sofrendo a ação.

Para a passagem da voz passiva analítica para a sintética, é preciso diminuir a quantidade de termos.  O agente da passiva não entra na formação da passiva sintética. Mantêm-se apenas:

l o verbo principal da locução (denunciar - VTD) ao qual se une o
   pronome se, que é classificado como pronome apassivador ou partícula 
   apassivadora;

l o sujeito passivo (os empresários gaúchos), que continua sendo sujeito
   passivo, só que agora da voz passiva sintética. 

 Voz passiva sintética - Denunciaram-se os empresários gaúchos.
                                               VTD                   sujeito passivo 

Sendo assim, se o sujeito da voz passiva sintética (que na ativa era o objeto direto) estiver no plural (os empresários gaúchos), o verbo acompanhado do pronome se (denunciaram-se) obrigatoriamente concorda com ele.

É sempre bom lembrar que:

l só ocorre passagem da voz ativa para a passiva quando há verbo
   transitivo direto;

l na passagem da voz ativa para a passiva, sempre é acrescido um
   verbo auxiliar (serestar); 

l o auxiliar da voz passiva assume o tempo e o modo do verbo da voz
   ativa, e o verbo principal se mantém sempre no particípio.

Na opção d, o trecho A experiência europeia mostra os elevados custos de se adiarem constantemente o enfrentamento dos problemas de competitividade tem como sujeito passivo o enfrentamento dos problemas de competitividade, cujo núcleo enfrentamento está no singular, determinando, assim, que a forma verbal também fique no singular (adiar).

Correção:

d) (...) A experiência europeia mostra os elevados custos de
     se adiar constantemente o enfrentamento dos problemas de 
     competitividade.

Sempre é possível retornar da passiva sintética para a analítica, porém a oração fica sem o agente da passiva, pois não temos essa informação:

     A experiência europeia mostra os elevados custos de o enfrentamento 
     dos problemas de competitividade ser adiado constantemente.