segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Pronome "que" com função de sujeito

     Para mim, que adoro andar de bicicleta, a ciclofaixa é essencial.

Desdobrando-se o período acima, percebe-se a presença de duas orações:

     A ciclofaixa é essencial para mim.

     Eu adoro andar de bicicleta.

Unindo-se as duas orações, o ponto em comum é a primeira pessoa do singular, representada pelos pronomes mim (oblíquo) e eu (reto).

Para mim exerce a função de complemento nominal do adjetivo essencial.

Eu exerce a função de sujeito do verbo andar.

Para que se forme um período composto, o pronome eu é eliminado, dando a vez para o pronome relativo que, o qual terá a função de unir as duas orações, iniciando uma oração subordinada adjetiva explicativa:

     A ciclofaixa é essencial para mim, eu que adoro andar de bicicleta.

ou

     Para mim, que adoro andar de bicicleta, a ciclofaixa é essencial.

O termo para mim continuará da mesma forma, sem sofrer nenhuma alteração, ou seja, sem se trocar o pronome mim por eu

Nenhum comentário:

Postar um comentário