quarta-feira, 16 de abril de 2014

Questão de prova - Idecan - 2013 - Contador - Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão

10 - Assinale a frase em que a palavra sublinhada tem a mesma função sintática da que se encontra destacada em “... não tinha medo nenhum de bicho-papão,...”

A) “Eles atacavam em bando.”

B) “Veio a adolescência, e que desespero:...”

C) “Filha minha não viaja sozinha com o namorado,...”

D) “As crianças acordavam de manhã já pensando neles.”

E) “... a opinião deles não mudou o rumo de nossa história.”

Opção correta: E

Inicialmente é preciso perceber que o substantivo medo se relaciona com o verbo ter, cuja transitividade é direta: ter alguma coisa ou ter alguém. Portanto, conclui-se que o substantivo medo é a coisa que se tem, exercendo, assim, a função de objeto direto.

Correções:

A) “Eles atacavam em bando.”

É preciso perceber que em bando está relacionado com o verbo atacar, que é transitivo direto: atacar alguém ou atacar alguma coisa, porém a frase não apresenta o elemento que foi atacado. Esse tipo de construção emprega o verbo de forma intransitiva e o termo em bando representa o modo, a forma, o jeito como o sujeito (eles) atacava. Portanto, nesta frase, em bando exerce a função de adjunto adverbial de modo.

B) “Veio a adolescência, e que desespero:...”

É preciso perceber que a oração está invertida: a adolescência veio. Portanto, adolescência é o sujeito do verbo vir, que é intransitivo.

C) “Filha minha não viaja sozinha com o namorado,...”

É preciso perceber que o adjetivo sozinha refere-se ao sujeito filha minha, tanto que concorda com ele em gênero e número. Sendo assim, sozinha exerce a função de predicativo do sujeito. Como adjetivo é uma classe gramatical que não se relaciona com verbo, sozinha nunca poderia ser classificado como adjunto adverbial.

D) “As crianças acordavam de manhã já pensando neles.”

É preciso perceber que neles está relacionado com o verbo pensar, que é transitivo indireto: pensar em alguém ou pensar em alguma coisa. O termo neles representa a pessoa em quem se pensa, exercendo, portanto, a função de objeto indireto.

E) “... a opinião deles não mudou o rumo de nossa história.”

É preciso perceber que o rumo se relaciona com o verbo mudar, que é transitivo direto: mudar alguém ou mudar alguma coisa. O termo rumo representa a coisa que mudou, exercendo, portanto, a função de objeto direto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário