terça-feira, 2 de outubro de 2007

Questão de prova - Vunesp - 1997 - Agente Fiscal de Rendas - Secretaria de Estado da Fazenda - SP

20. Assinale a alternativa em que se mantém uniformidade de tratamento.

a. Repetiam em voz interior: recebe-me em tua bondade, pois eis-me aqui, arrependido.
b. Entre a turba, um deles vociferava: - Dizei-me onde estão os seguidores de tuas
palavras.
c. Em suas andanças como pregador, avisava: - Não alargue em teu reino, povo ímpio,
a fúria do senhor!
d. O andarilho, recebido pelo príncipe, ameaçou: - Não pense, Vossa Alteza, que vosso reinado será eterno!
e. Dá-me forças com suas preces, bondoso mestre, pois restam-me poucos e eu sucumbo.

Opção correta: A

Para responder a esse tipo de questão, deve-se identificar o sujeito de cada verbo e todos os demais elementos da oração que sofram flexão pessoal em virtude do relacionamento com esse sujeito.

A. Repetiam em voz interior: recebe-me em tua bondade, pois eis-me aqui, arrependido.

sujeito do verbo repetir: eles (indetrminado)
sujeito do verbo receber, que está no imperativo: tu (oculto)
pronome possessivo relacionado ao sujeito tu (oculto): tua

B. Entre a turba, um deles vociferava: - Dizei-me onde estão os seguidores de tuas palavras.

sujeito do verbo vociferar: um deles
sujeito do verbo dizer, que está no imperativo: vós (oculto)
pronome possessivo relacionado ao sujeito vós (oculto): vossas e não tuas
sujeito do verbo estar: os seguidores

Corrigindo: Entre a turba, um deles vociferava: - Dizei-me onde estão os seguidores de vossas palavras.

C. Em suas andanças como pregador, avisava: - Não alargue em teu reino, povo ímpio, a fúria do senhor!

sujeito do verbo avisar: ele (oculto)
pronome possessivo relacionado ao sujeito ele (oculto): suas (correto)
sujeito do verbo alargar, que está no imperativo: você (oculto)
pronome possessivo relacionado ao sujeito você (oculto): seu e não teu

Corrigindo: Em suas andanças como pregador, avisava: - Não alargue em seu reino, povo ímpio, a fúria do senhor!

D. O andarilho, recebido pelo príncipe, ameaçou: - Não pense, Vossa Alteza, que vosso reinado será eterno!

sujeito do verbo ameaçar: o andarilho
sujeito do verbo pensar, que está no imperativo: você (oculto)
pronome possessivo relacionado ao sujeito você (oculto): seu e não vosso

Corrigindo: O andarilho, recebido pelo príncipe, ameaçou: - Não pense, Vossa Alteza, que seu reinado será eterno!

E. Dá-me forças com suas preces, bondoso mestre, pois restam-me poucos e eu sucumbo.

sujeito do verbo dar, que está no imperativo: tu (oculto)
pronome possessivo relacionado ao sujeito tu (oculto): tuas e não suas
sujeito do verbo restar: poucos
sujeito do verbo sucumbir: eu

Corrigindo: Dá-me forças com tuas preces, bondoso mestre, pois restam-me poucos e eu sucumbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário