segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Questão de prova - Vunesp - 2010 - Escrevente Técnico Judiciário - Tribunal de Justiça - São Paulo
11. Assinale a alternativa em que as duas frases apresentam sujeito composto, como em ... racionalidade e irracionalidade não são duas instâncias lado a lado,…
(A) Vargas e seus ministros não eram fãs de futebol./ Mas o governo Vargas reinventou o Brasil, dando-lhe identidade cultural.
(B) Mario Filho e Nelson Rodrigues foram os grandes cronistas do futebol./ Não se sentem à vontade para falar de futebol os comentaristas e os cronistas mais velhos.
(C) Dois historiadores estrangeiros não querem usar o futebol para pregar nacionalismo./ O mundo exalta os ídolos por unir beleza e eficácia.
(D) A fase de autoafirmação por meio do futebol já passou./ Geram ainda muita polêmica o futebol-arte e o futebol-força.
(E) Eram dois grandes escritores, mas não se davam bem./ Intelectuais estrangeiros dedicam-se a estudar o fenômeno do futebol no Brasil.
Opção correta: B
Mario Filho e Nelson Rodrigues foram os grandes cronistas do futebol.
Não se sentem à vontade para falar de futebol os comentaristas e os cronistas mais velhos.
No primeiro período, o sujeito composto é formado pelos núcleos Mario Filho e Nelson Rodrigues. No segundo, como o período está invertido - o sujeito está depois da forma verbal - fica mais difícil identificar os núcleos os comentaristas e os cronistas mais velhos, que formam o sujeito composto.
Nas outras questões, os sujeitos estão grifados:
(A) Vargas e seus ministros (sujeito composto) não eram fãs de futebol./ Mas o governo Vargas (sujeito simples) reinventou o Brasil, dando-lhe identidade cultural.
(C) Dois historiadores estrangeiros (sujeito simples) não querem usar o futebol para pregar nacionalismo./ O mundo (sujeito simples) exalta os ídolos por unir beleza e eficácia.
(D) A fase de autoafirmação por meio do futebol (sujeito simples) já passou./ Geram ainda muita polêmica o futebol-arte e o futebol-força (sujeito composto).
(E) Eram dois grandes escritores (sujeito simples), mas não se davam bem./ Intelectuais estrangeiros (sujeito simples) dedicam-se a estudar o fenômeno do futebol no Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário