O sêmen em busca de uma ética
O moço israelense está morto. Todavia, ele ainda pode gerar uma vida. Seus pais estão de posse de seu sêmen e querem a autorização da justiça de Israel para terem um neto. A Ciência permite, mas a lei não endossa. A notícia esta na Folha de S. Paulo de 10.02.11.
(...)
Considere as informações textuais e as versões da frase: A Ciência permite, mas a lei não endossa.
I. A Ciência permite a inseminação, mas a lei não a endossa.
II. A Ciência permite que seja feita a inseminação, mas a lei não endossa-a.
III. A Ciência permite que se realize a inseminação, mas a lei não lhe endossa.
De acordo com a norma padrão, está correto apenas o contido em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.
Opção correta: A
De acordo com o enunciado, para serem construídas novas versões da frase dada, devem-se considerar as informações textuais e a norma padrão. O texto deixa claro que os pais querem fazer uma inseminação artificial, e essa informação foi inserida na primeira versão, que não apresenta erro gramatical.
Correção:
Na segunda versão, a primeira oração não apresenta problemas, porém, na segunda, o pronome oblíquo a que acompanha endossa deve permanecer antes da forma verbal, pois o advérbio não é um fator de próclise.
A Ciência permite que seja feita a inseminação, mas a lei
não a endossa.
Na terceira versão, como o verbo endossar é transitivo direto, seu objeto - a inseminação - deve ser substituído pelo pronome a, e não pelo lhe como sugere o examinador. Vale lembrar que os pronomes oblíquos o, os, a, as substituem apenas os objetos diretos e lhe, lhes, apenas os indiretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário